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Reconhecendo o valor estratégico das atividades não faturáveis
Por Danielle Braga Monteiro
O desenvolvimento de negócios é um processo profundo e contínuo. Atividades como marketing, construção de uma marca forte, liderança eficaz e desenvolvimento de uma cultura organizacional são pilares vitais para o sucesso de um escritório. Essas ações não apenas complementam o trabalho faturável, mas são os alicerces que o tornam possível.
A noção comum de que apenas o trabalho diretamente associado à fatura de um cliente é valioso cria uma hierarquia inadequada. Essa visão míope negligencia o valor estratégico de muitas atividades internas essenciais.
Construir e manter relacionamentos sólidos com clientes potenciais e existentes requer tempo e esforço. Participar de eventos, produzir conteúdo informativo, manter uma presença ativa em diversos canais, dedicar tempo à formação contínua, realizar gestão eficiente e garantir um ambiente positivo são tarefas internas cruciais. Embora não sejam diretamente alocadas a demandas específicas de clientes, elas são fundamentais para a aquisição e retenção deles.
Essas atividades, apesar de estarem na aba de horas não faturáveis dos relatórios financeiros, representam um investimento estratégico. Mudando essa perspectiva, podemos transformar a cultura organizacional, reconhecendo que todas as atividades contribuem para o crescimento e a sustentabilidade do escritório.
Na visão de Jordan Furlong: "Tudo o que os advogados fazem em um escritório de advocacia é diretamente faturável para um cliente hoje, ou está estabelecendo as bases para o trabalho faturável amanhã. Existem horas 'imediatamente faturáveis' e horas de 'investimento futuro' em um escritório de advocacia, e ambas são importantes."
Além das horas “imediatamente faturáveis” e das horas de “investimento futuro”, é crucial reconhecer as horas de “investimento presente”. Estas representam o trabalho não faturável diretamente aos clientes, mas que é essencial para viabilizar os negócios faturáveis agora. Incluem atividades que garantem que o escritório opere de forma eficiente e entregue um serviço de alta qualidade aos clientes atuais.
As atividades internas que sustentam e ampliam a capacidade de prestar serviços excepcionais geram valor presente e direto para a estrutura e seus componentes, reverberando no ambiente externo. Assim como a captação de clientes e o volume de receita gerado, as atividades internas deveriam estar nas métricas de sucesso de uma sociedade, devido ao seu valor estratégico.
Compreender que todo trabalho realizado dentro de um escritório é imediatamente faturável ou um investimento de resgate presente ou futuro é essencial. Isso transforma a maneira como gerenciamos e valorizamos o tempo e os esforços dos profissionais, especialmente à medida que as sociedades de advogados ganham contornos empresariais. Uma visão holística, que reconheça o valor estratégico do trabalho interno, pode melhorar a visão de negócio e assegurar um crescimento sustentável, contínuo, bem-sucedido e resiliente.
* Danielle Braga Monteiro, Chief Legal Officer em Litigation no Albuquerque Melo Advogados. É graduada pela Faculdade Nacional de Direito da UFRJ e possui MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC.