Notícias

Representação Comercial: A Profissão sem preconceito com a idade

Profissionais de todas as idades encontram na área de vendas oportunidades de trabalho e crescimento

Fonte: De Assessoria

O etarismo, ou discriminação baseada na idade, é um problema recorrente no mercado de trabalho brasileiro. Segundo dados do IBGE, mais de 25% da população e 22% da força de trabalho no Brasil têm mais de 50 anos, mas apenas 5,6% das empresas contratam profissionais nessa faixa etária na mesma proporção. Uma pesquisa realizada pela Ernst & Young em 2022, com quase 200 empresas no Brasil, revelou que 78% delas se consideram etaristas e mantêm barreiras para a contratação de trabalhadores acima dos 50 anos. Ideias preconcebidas, como a suposta redução da produtividade e a dificuldade no uso de novas tecnologias, alimentam esse tipo de discriminação.

A boa notícia é que em algumas áreas esse preconceito não existe, como na representação comercial, por exemplo, que acolhe esses profissionais e oferece diversas oportunidades, incluindo ganhos superiores aos de outras áreas.

De acordo com Paulo Nauiack, presidente do CORE-PR (Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Paraná), o número de pessoas que ingressam na profissão cresce de 16% a 18% ao ano, e muitos desses novos profissionais estão na faixa etária acima dos 40 anos.

“É fato que muitas empresas, na ânsia de trazer juventude para suas áreas de atuação, estão dispensando profissionais extremamente capacitados, com vasto conhecimento, mas que estão na faixa etária acima dos 40 anos,” lamenta Nauiack.

Segundo ele, os jovens profissionais têm, sem dúvida, muito conhecimento em tecnologia, mas pouca experiência de mercado, ao contrário daqueles com mais de 40 ou 50 anos.

“Quem migra para a representação comercial traz consigo vasto conhecimento e um networking robusto, que pode se transformar em uma carteira de clientes. Com isso, esse profissional percebe que não há limites, pois a representação comercial não impõe restrições de renda, sendo você quem define o seu salário,” ressalta.

Nauiack observa que muitos profissionais conciliam a representação comercial com outras atividades. “É comum que algumas pessoas, já prevendo uma possível exclusão do mercado devido à idade, façam uma transição planejada para a representação comercial. E o que mais vejo são profissionais realizados, porque percebem que a idade não interfere em nada no seu desempenho profissional,” conclui.

voltar

Links Úteis